domingo, 19 de setembro de 2010

Chegaram os gauleses!!!

Dia 8 - 18/09 Valença a Mos - 23,1 Km. Após a saída do horrível albergue de Valença, acabamos passando em Tui e conhecendo a bela Catedral. Pena não ter muito tempo para visitar a cidade (antes tivesse ficado aqui e não em Valença). Aliás, merece um parênteses o albergue de Valença. Essa coisa do horário nos fez pensar se não foi proposital, já que na mesma rua há 4 hoteis, para os quais foram muitos peregrinos que não aguentaram esperar. Nesse mundo capitalista, faz-se pensar...Bom, voltando ao Caminho, demos uma paradinha para recuperar as energias em Orbenlle e depois a aporrinhação de atravessar o polígono industrial de Porriño. Caray!! O que é aquilo? Um retão de quase 4 km, sem uma sombra e num sol de matar. Mas sobrevivemos e paramos no centro para um sorvete. Como a cidade estava lotada e pelo jeito o albergue também, resolvemos tocar para Mos. Albergue pequeno (16 camas) e ruinzinho, custando 5 euros. Mas valeu o jantar em um café quase 2 km depois, onde havia uma madrezita que deve ter percebido a cara de fome dos dois e caprichou na comida BBB (boa, barata e bastante). Ah, não posso esquecer de mencionar a emoção que senti ao encontrar um senhor a quem perguntamos onde era o ponto de descanso de Orbenlle e ele, também emocionado, apertou as mãos do Antonio, me deu 2 beijos no rosto e disse que estava orgulhoso por nós fazermos o Caminho. No final ainda desejou que Santiago nos acompanhasse. Agradecemos, mas confesso que me arrependi de não ter dito para ele que iria mencioná-lo nas preces quando chegasse em Santiago. Bom, não disse para ele, mas com certeza o farei. Dia 9, 19/09 - Mos - Arcade. Esse foi o dia em que chegaram os gauleses Antoniolix, Ilmarix e Glaucialix e detonaram, no bom sentido, o café da madrezita (o mesmo do jantar do dia anterior). Estávamos saindo do albergue e pensamos em parar no café quando então encontramos a Glaucia (uma gaucha que mora na Austria) que encontramos várias vezes e que tinha ficado em Porriño. Ela falou que estava morrendo de fome e queria tomar café e topou ir conosco. Chegando lá, madrezita colocou o básico que todos tomam: café com madalena. Nós então perguntamos se não havia pan con mantequilla. Madrezita colocou uma travessa com algumas fatias de pão que foram devoradas em segundos. Entonces, Antoniolix pediu mais pão, que veio em uma travessa com mais fatias do que anterior e que também foram devoradas rapidamente. Antoniolix e Glaucialix não satisfeitos, pediram mais café e mais pão. Madrezita colocou outra travessa recheada e nesta hora até eu pedi mais um café. Depois chegaram 2 canadenses e 1 chica de Barcelona, que estavam caminhando com Glaucialix, mas só a barceloneta resolveu ficar e acabou se unindo ao bando de gauleses esfomeados. Nunca um café da manhã foi tão divertido!!!! Após algumas subidas chatinhas, em um sol escaldante,passamos por Redondela, mas resolvemos seguir até Arcade. As chicas ficaram em Redondela. No caminho para Arcade, ao chegar no alto do Morro da Lomba, que visual maravilhoso da Ría de Vigo. Compensou o calor terrível, assim como a cidadezinha de Arcade. Hotel com banheira, lençol limpinho e toalhas por 40 Euros.