terça-feira, 13 de outubro de 2009

Chegadas e Partidas

Gente, já estou em Santiago desde o Domingo. Nao consegui escrever antes, pois primeiro foi sentir a emoçao da chegada e de curtir a cidade. Realmente chegar na Praça do Obradoiro é uma emoçao grande. Eu e Sonia, minha companheira de caminho (nos encontramos após Triacastela) nos abraçamos e eu, chorei muito. Nem acredito que aquela ideia de fazer o caminho finalmente se concretizou e tudo foi bem. Apesar das dores, dos roncos, da solidao inicial, no final foram coisas maravilhosas que aconteceram. Ontem havia uma bençao ao peregrino lá na Catedral e eu me animei a falar da minha experiencia. Disse que o Caminho no inicio era só meu e que depois ao saber que meu pai estava doente era meu e dele também, pois queria passar por tudo, chegar em Santiago feliz e quando voltar ao Brasil contar para ele como foi. SEria como ele também tivesse participado.Também comentei que o Caminho no início foi solitário, que apesar de dizer para as pessoas que estava com Deus e náo sozinha, nao sentia realmente. Quando finalmente abri meu coraçao, tudo mudou. As pessoas apareceram e eu senti a presença de Deus ao meu lado. Lá em Vega de Valcarce, a Cristina comentou que quando tinha muita gente para o jantar ela sempre pedia para cada um resumir em uma palavra o que foi o Caminho. No momento em que passei por lá náo havia mais ninguém e portanto nao houve reuniao De qualquer forma eu disse para ela que a minha palavra naquele momento era SOLIDAO. DEpois ao enfrentar tudo, principalmente as subidas que para mim sao tao dificeis, eu mudei a palavra para SUPERAÇAO. Com as mudanças no coraçao, passou para COMPANHEIRISMO. Hoje posso definir meu caminho como FÉ. Fé em chegar em Santiago. Fé em conseguir terminar as coisas que me proponho a fazer. Fé nas pessoas. Fé em Deus. Fé no amor. Fé na saúde e na melhora do meu pai. Fé de que meu verdadeiro caminho está começando. Cheguei e parto amanha para um novo começo. Sao partidas e chegadas que fazem todos os momentos de nossa vida serem tao especiais. Beijos peregrinos!!!!

9 comentários:

  1. Ilma,

    O Caminho, antes de mais nada, é muito particular, mas este será sempre muito especial porque foi o seu Caminho! Que todas as emoções e lições continuem no longo caminhar que é a nossa vida! Um abraço! Luciana

    ResponderExcluir
  2. Querida!!!!
    Que lindo!!! Me emocionei!!!!
    Estou sem palavras!!!!!
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Concordo com a Janaina, Dizer o que? Não sou filosofo, faltam palavras.
    Você venceeeeeeeeeeeu.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Ilma pela caminha.
    Muito lindo o que vc escreveu.
    Beijos,
    Silvia.

    ResponderExcluir
  5. YES!! Viu só? Vc PODE FAZER, Vc FEZ. Não importa o q os outros digam! Estive sem net estes prmeiros dias e querendo saber noticias suas. Hj voltamos do GrandCanyon cansadas e não saimos, entao pedimos reparo pra net do quarto e agora to aki deixando esse recadinho pr vc. Me emocionei com vc estes dias tb viu madame? E agora ao 'chegar em Santiago' com vc quase achei q tava lá d verdade! Eu to no começo por aki, agora passo a te contar as minhas historias via email, aguarde noticias.
    Mas pra só pra dar um gostinho.. tem um tufão em SFrancisco e costa da California, é... cheguei.
    Bjs e até novembro.
    Move move move

    ResponderExcluir
  6. É campeã!!!! Valeu, Ilma! Parabéns!
    Bjs,
    Marcus Moreno

    ResponderExcluir
  7. Como diria Milton Nascimento e Fernando Brant:

    "Mande notícias do mundo de lá, diz quem fica. Me dê um abraço, venha me apertar, tô chegando. Coisa que gosto é poder partir sem ter planos. Melhor ainda é poder voltar quando quero. Todos os dias é um vai e vem, a vida se repete na estação. Tem gente que chega pra ficar. Tem gente que vai pra nunca mais. Tem gente que vem e quer voltar. Tem gente que vai e quer ficar. Tem gente que veio só olhar. Tem gente a sorrir e a chorar. E assim chegar e partir são só dois lados da mesma viagem. O trem que chega é o mesmo trem da partida. A hora do encontro é também despedida. A plataforma dessa estação é a vida desse meu lugar, é a vida desse meu lugar, é a vida...

    Bem-vinda à civilização, ao Velho Mundo, ao Novo Mundo,. Bem-vinda a "Velha" Ilma, bem-vinda à Nova Ilma!!
    Te amo!

    ResponderExcluir
  8. Obrigada por compartilhar tudo isso conosco. Sou sua fã e agora ainda mais, se isso ainda for possível... Feliz Vida Nova!! bjs, Ilana

    ResponderExcluir
  9. Lieber Fräulein;

    Há tanto o que falar e refletir em casa, não é? Chegue, descanse, reveja teus familiares, pense nas tantas coisas que passaste... E já sabe né? Na segunda semana, caminhada, entendeu? Sem perder pique, entendeu? Como a Meira costuma dizer: Move, move, move, move...

    Estou feliz por ti e orgulhoso de ti, garota. Fiquei emocionado com o o que li. E a menina que um dia me dise que não saberia escrever de modo que tocasse as pessoas, essa menina, agora, se renovou.

    Estás crescendo. Encontraste os pássaros de Exupéry e migraste em direção a um horizonte de plena renovação; olhaste para os lírios do campo e compreendeste o que Érico comentou sobre Salomão.

    Lembremo-nos: O Essencial é Invisível aos Olhos, Só Se Vê bem com o Coração. E antes da Sabedoria, a Sensibilidade para compreender das mazelas da Condição Humana. É tudo o que um escritor precisa. Mais nada.

    Te adoro, Mossinho.

    Puim, de Algaranóbile.

    ResponderExcluir